Pular menu de navegação.

| Bate Papo (Chat) |

Você está em Rádio FaE > A Rádio > História

História

Durante a greve dos Professores das IFES em 2001, a Rádio Comunitária União - transmitida na internet pela ongnet - cobriu diversos debates e eventos culturais que foram realizados na Praça de Serviços da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), amplificando tanto o alcance das discussões quanto sua interatividade.

Na ocasião, houve uma grande satisfação e vontade, entre professores, alunos e membros da comunidade, de que se constituísse uma Rádio Universitária dentro da UFMG. A idéia esbarrou em questões de todas as ordens, e com o tempo acabou se diluindo e perdendo força. Nesse meio tempo, o prof. Wemerson de Amorin, que foi um articulador ativo dessa retransmissão, e tendo consigo uma boa bagagem de atuação junto a movimentos sociais e rádios comunitárias, expressou seu desejo de encontrar alternativas à transmissão radiofônica tradicional. Foi uma grande felicidade o encontro com a ATTRIBU - que na época estava em fase embrionária - onde houve grande consonância nos ideais de universalização do acesso à tecnologia e à informação.

Decidimos tentar, em caráter piloto e experimental, uma rádio baseada na internet, sem sofrer a pressão da dura política de concessão que o governo pratica junto às rádios comunitárias, nem dos equipamentos de uma rádio convencional. E melhor: com alcance global e enviando seu sinal sob demanda, ponto-a-ponto. Dessa forma articulando a comunicação local (rádios comunitárias/livres) com o global (grandes redes).

«Previous Page · 1 2 · Next Page»

Transmissão Ao Vivo

Escolha abaixo seu canal e largura de banda. Sugerimos que você use o programa Winamp 2.91 Lite para ouvir.

• Canal1: Aqui você pode ouvir uma rádio educativa, comunitária ou um evento interessante. 24 Kbps: para acesso discado à internet.
  • Canal1: Aqui você pode ouvir uma rádio educativa, comunitária ou um evento interessante. 56 Kbps: para acesso em banda larga à internet.
  • Canal 2.: web.24kb: para acesso discado.
  • Canal 2.: web.56kbps: para acesso em banda larga à internet.

Rádio FaE - Faculdade de Educação
Universidade Federal de Minas Gerais